A CASA DE PEDRA | Sertões Proibidos

As origens históricas do Vale do Rio Preto, até 1780, são pouco conhecidas, pois ficava na região denominada “Áreas Proibidas”, cujas terras deveriam continuar improdutivas para evitar o extravio do ouro das Minas para o litoral.


A CASA DE PEDRA, fica dentro do percurso do caminho que hoje é conhecido na região como CAMINHO DO CONTRABANDO DO OURO.

Sabe-se, no entanto, que essa região foi alcançada pelos bandeirantes paulistas ainda no século XVII. Por volta de 1700 construíram uma fortificação de pedras com a intenção de auxiliá-los nas expedições e protegê-los contra os constantes ataques indígenas e de animais. Esses bandeirantes tinham o costume de construir capelas e fundar povoações.


HISTÓRICO DO CIRCUITO: ​​O Circuito se Inicia na praça Barão de Santa Clara, centro Histórico de Rio Preto, onde tem alguns restaurantes que servem a deliciosa comida mineira, passa por vários casarões até chegar à comunidade de Santo Antônio das Varejas, onde se pode visitar a Igreja de Santo Antônio, continuando o percurso alcançamos a CASA DE PEDRA, ruínas de uma estrutura toda em pedra que segundo estudos foi edificada por bandeirantes e serviu como forte e presidio.

TEV - Publicação enviada por: Anfitrião | Serras de Ibitipoca | Rio Preto

  • Circuito Turístico Serras de Ibitipoca

#CircuitoSerrasdeIbitipoca #RioPreto #Aprendersobreumlugar #AnfitriãoSerrasdeIbitipoca


MAPA DO SITE
DÚVIDAS OU SUGESTÕES | FALE COM A GENTE