Projeto Arigó
 
Lançado durante o I Encontro Regional de Artesanato em dezembro de 2019, propõe o fomento ao artesanato local a partir da valorização da identidade do município. O objetivo é incentivar entre as artesãs de Volta Redonda a produção de peças que valorizem aspectos culturais, históricos e paisagísticos do município. O ponto de partida é o Arigó, que personifica a identidade do trabalhador vindo de diversas cidades para a construção da siderúrgica e vila operária, uma alegoria que remete a aves que migram em busca de um pouso seguro e sustento. Dessa iniciativa vêm surgindo lindas peças, cheias de beleza e significado, que você poderá conferir aqui!
 Coletivos de Artesãs de Volta Redonda

 As artesãs e os artesãos da cidade estão organizados sob o Programa de Artesanato Municipal - PAM

da Secretaria Municipal de Cultura e se mobilizam a partir de coletivos, que representam diferentes  grupos na cidade. Conheça um pouquinho mais de cada grupo a seguir.

MULHERES EMPREENDEDORAS​

Somos um coletivo 100% feminino com 40 membros  entre artistas plásticas, ceramista, artesãs, culinaristas e empreendedoras individuais.

Nossa representante é a Gladys Moura.

Iniciamos nossas atividades em abril de 2014, na sede da Associação dos engenheiros e arquitetos de Volta Redonda - AEVR.  O nome "MULHERES EMPREENDEDORAS - rede de negócios"  foi sugestão da nossa incentivadora. 

No nosso coletivo temos artistas plásticas , artesãs de vários segmentos : bordado, bonequeira, ceramista, costura criativa, EVA, patchwork, papelaria e canecas personalizadas, pintura em tecido, velas, acessórios de vidro e tecido, chinelos decorados, tamanhos plus size, crocheteira, moda sustentável e revendedoras de produtos de beleza. 

https://www.facebook.com/mulheresempreendedorasvr

​ARTESANAL & TALENTOS

Criado há 8 anos

Líder: Mara Márcia.

Componentes: 18 artesãs e 1 artista plástica.

Origem: Vila Mury.

Esse nome foi dado por Deus, por tratar-se de artesanato e muito talento em criatividade.

Arte Plástica: pinturas em tela

Artesanato: Mdf, pratos decorativos, costura criativa, patch apliquè, patchwork, fantoches e bonecos em espuma, eva, arte em laços e fitas, macramé, feltro, crochè, bonecas, bonequinhas perfumadas, aromatizantes, garrafas decorativas, toalhas decoradas, cadernos de eventos personalizados, trabalhos em cabaças, biscuit, amigurumi, tapetes em tear

Temos página do coletivo e cada integrante tem sua page.

https://www.facebook.com/artesanaletalentos/

ENCONTRO DAS ARTES

O Grupo Encontro das Artes nasceu da vontade que os artesãos tinham de expor seus trabalhos e comercializá-los, em maio de 2012. 

Os produtos vendidos pelo Encontro das Artes são: artesanatos em jornais, bordados, crochê, culinária criativa, laços, patchwork, pinturas em tecido e velas. O Encontro das Artes é um empreendimento que faz parte da Economia Solidária. Atualmente, o coletivo é composto por 12 artesãos de Volta Redonda.

Facebook: Encontro das Artes.

Instagram: Encontro das Artes VR.

 

COM ARTE

Santo Agostinho

Representante: Rosenilda Silva Anacleto.

Iniciamos nosso coletivo 2016 com cerca de 25 artesãs,mulheres com muita vontade de mostrar seu trabalho e levar adiante a cultura do artesanato em nosso bairro ,atualmente somos cerca de 13 artesãs.

Nosso trabalho :cestaria,crochê, tricô, bordado,pintura em tecido,em telha,tela,amigurumi, reciclagem em geral,costura criativa, bonecas de pano, pintura em vidros, pontilhismo,trabalhos com fitas, macramê, filtros dos sonhos.

GRACIOSA ARTE

Líder: Zezé Amaral.

O movimento começou em 2007, com a nossa primeira exposição no Bairro Barreira Cravo. Identificamos um artesanato rico e diversificado, que merecia estar numa bela exposição. A partir do PAM- Programa de Artesanato  Municipal, pela Prefeitura, passamos a fazer parte das Feiras de Artesanato da PMVR. Hoje contamos com 26 artesãos em nosso Coletivo com vários segmentos de artesanato, tais como : bonecas, bordados, patchwork, pintura em madeira, cartongem, costura criativa, cerâmica decorativa, pintura em porcelana, mosaico  muito mais. Artesanato é uma paixão, sempre com novas ideias e inspiração.

JARDIM DAS ARTES

Criado em 11/12/2017, temos hoje 22 participantes  e trabalhamos com artesanato em geral : madeira, crochê, cipó, reciclagem de jeans e costura criativa.

MAPA DO SITE
DÚVIDAS OU SUGESTÕES | FALE COM A GENTE